Berçário e Integrado
Para nós, a construção da identidade acontece através da interação social que a criança vai estabelecendo desde o momento do nascimento.
Para nós, a construção da identidade acontece através da interação social que a criança vai estabelecendo desde o momento do nascimento. E a qualidade dessa interação marca definitivamente a forma como a criança vê a si própria e aos outros.
Iniciamos nosso trabalho pedagógico desde a entrada da criança no berçário da escola. Em um ambiente de afeto e cuidado permanente, desenvolvemos gradualmente os sentidos e os primeiros vínculos exteriores da criança, dentro de uma relação de afetividade e confiança.
Aqui, acreditamos que o educador tem um espaço fundamental ao lado da criança, como aquele que instiga e promove situações de aprendizagem. Não devemos, porém, ignorar todas as demais instâncias que contribuem simultaneamente para a sua formação e constituição enquanto sujeito: a família, as vivências, as experiências com outras crianças, seja na escola ou fora dela, vão alimentando o seu saber.
Integrado
Os grupos na escola dividem-se por faixa etária e as crianças de até três anos de idade formam o “Integrado”. Movimentam-se bastante entre diferentes grupos, interagindo de forma muito intensa entre si, com os educadores que os atendem.
Qualquer divisão mais rígida, acreditamos, seria artificial, na contramão do movimento saudável de exploração mais ampla que faz a criança nessa fase.
Por isso, preservando um vínculo mais estável com alguns adultos, imprescindível para elas, o espaço é integrado e, em muitas atividades, os agrupamentos se formam pelo interesse numa determinada brincadeira e não pela idade.
O espaço físico da escola foi cuidadosamente pensado para propiciar trocas entre os grupos. As crianças podem assim viver papéis diferentes enquanto brincam: ora são as mais velhas numa brincadeira, ensinando as demais, ora são as mais novas. Interagindo, aprendem umas com as outras.
A escola se tornou, nos últimos anos, um lugar privilegiado para a brincadeira, muitas vezes substituindo os quintais e ruas, em especial nas grandes cidades. Na Carandá Vivavida a brincadeira é levada a sério – entendemos a importância decisiva da infância para a formação da criança.
É nessa fase que ela constrói sua base emocional, a partir da qual se lança para a vida. Durante as brincadeiras, além do aprendizado de ordem prática, a criança desenvolve habilidade de movimento, coordenação motora e entendimento das regras do jogo. Mas não apenas isso: ela desenvolve, fundamentalmente, suas relações, estrutura seus valores, aprende a ser e ser criança.
No decorrer da Educação Infantil, temos como objetivos fazer com que a criança desenvolva sua autonomia e concentração,resolva conflitos, organize seus materiais, explore o conhecimento, crie, sonhe, entre em contato com a rotina escolar e desenvolva uma postura de estudante.
As atividades são elaboradas dentro de um projeto de aprendizado e sob os olhares atentos de nossos educadores. Acompanhar as evoluções de cada aluno no dia a dia e estar por perto para incentivá-los a continuar superando obstáculos é o que nos fortalece e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo.
O Ensino Fundamental 1, que abrange do 1º ao 5º ano, tem como proposta geral o desenvolvimento da autonomia e a busca pelo conhecimento de nossas crianças.
Os conteúdos são permeados pela filosofia de incentivar a criança a pensar, ser responsável, comprometida e flexível, sempre estimulando a construção das relações entre o pensar e o indivíduo e entre o indivíduo e suas relações com o mundo.
Durante o Ensino Fundamental 1, as crianças são apresentadas às áreas do saber, notadamente: alfabetização, matemática, artes, ciências, estudos sociais, comunicação e expressão. Dentro da nossa proposta pedagógica, procuramos transcender os conceitos passados em sala de aula, tornando as crianças os principais agentes do aprendizado.
A Carandá Vivavida visa levar seus alunos à apropriação do conhecimento para eles próprios, e não apenas para apresentar um bom resultado ou uma nota alta na escola. O processo de aprendizado respeita o ritmo de cada criança, dando ênfase à adaptação – desenvolvimento pessoal e aspecto social –, à instrumentalização e à organização do trabalho.
Entre o 6º e o 9º ano, o aluno passa por um período de grandes transformações físicas, emocionais e cognitivas. O trabalho do Fundamental 2 busca ampliar e profundar o conteúdo disciplinar, tendo em vista uma formação abrangente e completa.
Durante esse período, o foco das atividades é fazer com que o aluno desenvolva, além das competências exigidas nas diferentes áreas do conhecimento, uma postura questionadora e comprometida.
No Fundamental 2, os alunos entram em contato com um número maior de disciplinas e de professores: Português, Artes, Ciências e Programa de Saúde, Matemática, Educação Física, História, Geografia, Orientação Educacional, Geometria e Orientação de Trabalho em Grupo. São mudanças graduais que valorizam a autonomia do aluno, formando uma base consistente para o Ensino Médio.
Além das disciplinas exigidas pelo MEC, o Fundamental 2 conta com projetos e aulas, como Moda e Marcenaria, que valorizam uma formação intelectual completa e diversa. A carga horária do Fundamental 2 é de cinco aulas por dia com 50 minutos cada. A entrada é às 7h30 e a saída, às 12h10. Uma vez por semana os alunos têm aula de Inglês, com 50 minutos de duração, no período da tarde.
Proposta
Um ser humano autônomo e solidário – eis o ideal de ser humano deste milênio. Esse ideal representa e retrata as novas tendências do mundo em todas as áreas, inclusive no mercado de trabalho. Atender a essas exigências implica na busca por uma nova postura em relação a si mesmo, ao outro e à realidade.
Dentro dessa perspectiva, o Ensino Médio vem redefinindo seu papel na formação do jovem deste milênio. Ele tem deixado de ser um período voltado exclusivamente para a preparação do jovem para a vida universitária, apresentando-se, cada vez mais, como um período fundamental de construção de um projeto pessoal e social desse jovem.
Assim, o projeto do Ensino Médio da Carandá Vivavida dá uma ênfase especial àquilo que acredita ser o conjunto de competências necessárias ao jovem do século XXI:
- Domínio da leitura e da escrita;
- Capacidade de fazer cálculos e de resolver problemas;
- Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações;
- Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social;
- Receber criticamente os meios de comunicação;
- Capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada;
- Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
Além dessas questões de âmbito acadêmico, entendemos que os jovens devem ter garantido um espaço de reflexão e discussão acerca das questões que permeiam sua vida cotidiana. Desta forma o Ensino Médio mantém um trabalho de Orientação Educacional, pautado sobre essas questões, a saber:
- 1º Ano: a questão da vulnerabilidade do adolescente: drogas, sexualidade e redes sociais.
- 2º Ano: a questão da escolha profissional e o mundo do trabalho.
- 3º Ano: a questão da síntese do percurso pessoal.
Através desse projeto de Ensino Médio caminhamos no sentido de formar um ser humano mais autônomo e solidário, capaz de fazer escolhas conscientes e responsáveis.
A grade curricular do Ensino Médio é formada pelas seguintes disciplinas:
1º ANO: |
2º ANO:
LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA
REDAÇÃO
ARTES
BIOLOGIA E PROG.DE SAÚDE QUIMICA FISICA INGLÊS MATEMÁTICA EDUCAÇÃO FISICA HISTÓRIA GEOGRAFIA FILOSOFIA / SOCIOLOGIA ESPANHOL |
3º ANO: LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA REDAÇÃO BIOLOGIA E PROGRAMA DE SAÚDE QUIMICA FISICA INGLÊS MATEMÁTICA EDUCAÇÃO FISICA HISTÓRIA GEOGRAFIA FILOSOFIA / SOCIOLOGIA ESPANHOL |
O Espaço Cultura Viva (unidade 4) é um espaço exclusivo para o período integral e as atividades complementares da Carandá Vivavida.
A unidade 4 conta com uma estrutura completa, com mais de 1.100 m², com opções de atividades culturais e esportivas, recreação e períodos de estudo.
Com uma diversificada oferta de cursos, nossos/as alunos/as poderão frequentar aulas de ballet clássico, capoeira, circo, dança, futebol, inglês, judô, natação, sapateado, tênis, e outras modalidades.
Sabemos da preocupação dos pais e mães com relação ao bem estar de suas crianças ao longo de todo o dia. Por isso, nossa meta é oferecer mais e melhor para nossos alunos e suas famílias.
Para atender melhor as necessidades das famílias, temos opções de atividades avulsas e a recreação em períodos semi integral ou integral.
Para nós, a construção da identidade acontece através da interação social que a criança vai estabelecendo desde o momento do nascimento.
Na Carandá Vivavida a brincadeira é levada a sério – entendemos a importância decisiva da infância para a formação da criança.
O Ensino Fundamental 1, que abrange do 1º ao 5º ano, tem como proposta geral o desenvolvimento da autonomia e a busca pelo conhecimento.
O trabalho do Fundamental 2 busca ampliar e profundar o conteúdo disciplinar, tendo em vista uma formação abrangente e completa.
A Carandá Vivavida acredita que entrar em uma boa faculdade é a soma de uma formação eficiente mais a maturidade emocional.
O Espaço Cultura Viva (unidade 4) é um espaço exclusivo para o periodo integral e as atividades complementares da Carandá Vivavida.