Artigos
Por Pnina Friedlander e Renata Araújo
"O Currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico. Tais prática (...)

Por Christian Dunker
1. A Escolha da Escola como Escolha de Valores
Como psicanalista, como professor (em frequente contato com dirigentes de escola e de universidade) e como pai, acompanho já há algum tempo o drama, cada vez mais agudo, daqueles que querem escolher uma escola para seus filhos (...)

Por Madalena Freire
Vida de professora/professor não é fácil... É empreitada cotidiana, batalha a cada aula. Onde a gente a cada dia se pergunta:
- Que diabo estou fazendo aqui?
- Não vou dar conta! É demais para mim!
- Não tem jeito, ele não vai aprender!?
- O que me falta? Ser&aac (...)

Por Carlos Luiz Gonçalves
CARANDÁ VIVAVIDA EDUCAÇÃO
Reunião unificada – 13 de agosto de 2012
Avaliação e solidariedade andam sempre juntas? Que ligações entre elas são possíveis, na formação de cidadãos – a principal missão da escol (...)

Por Ana Cristina Dunker e Pnina Eva Friedlander
Costumamos lidar com freqüência com episódios de mordidas no integrado e sempre nos deparamos com as mesmas questões: Por que meu filho morde? Por que meu filho é mordido?
Como entender o comportamento destas crianças? Como explicar o ocorrido para os pais, que além de não dese (...)

Por Pnina Eva Friedlander
Tem sido freqüente em nossa prática de trabalho um questionamento recorrente nesta época do ano. Os pais das crianças de 02 anos trazem as dúvidas e as ansiedades decorrentes do “desfraldamento”.
As crianças já adaptadas à vida escolar podem ser olhadas como indiv& (...)
